terça-feira, dezembro 05, 2006

M033 - Para a Alcina

Que outra forma para cativar o teu espirito e a tua palavra?
Ingredientes (para 2 bestas :P ou 4 pessoas) :
500g de migas de bacalhau
600g de batatas
350g de cenouras
350g de cebolas
3 fatias de pão de forma sem côdea (ou miolo de 3 carcaças -> vindo de Lisboa)
2,5dl de leite
6 a 8 colheres de sopa de azeite
1dl de natas
Queijo ralado q.b. (nada de proporcionalidades! -> esta não percebo)
Sal e noz moscada q.b.
Preparação:
Coza o bacalhau, previamente demolhado, as batatas e as cenouras. Depois de cozidas, passe as batatas e as cenouras pelo passe-vite. Num tacho, leve a cebola em rodelas ao lume com o azeite e, quando estiver dourada, junte o puré de batatas e cenouras. Numa tigela, parta o pão em pedaços, adicione o leite a ferver e misture bem até obter a consistência de uma papa. Deite-a no tacho do puré, envolva muito bem e retire do lume. Junte o bacalhau e tempere com sal e noz moscada. Coloque esta mistura numa travessa, polvilhe com queijo ralado, de seguida espalhe as natas e volte a polvilhar com queijo. Leve ao forno a gratinar.
Receita do Pedro. Consigo convencer-te?
:-)

15 comentários:

Anabelacps disse...

Chiça, já me estou aqui a babar! Se a Alcina não quiser, manda aí uma marmita... lol ó p'ra ela na cozinha!

Luis_Carvalho disse...

Parece interessante, só uma pergunta... O pão tem mesmo de ser de Lisboa? É que não eu não confio muito nos Mouros...

henry disse...

"3 fatias de pão de forma sem côdea (ou miolo de 3 carcaças -> vindo de Lisboa)"
- >esta não também não percebo...

vivi em Lisboa e não acho que o pão seja
melhor que o desta região...pelo contrário.
:-)

quanto à receita! vou experimentar mas com pão transmontano LOLOLOL

henry disse...

errata:onde se lê - >esta não também não percebo...
deve ler-se - >esta também não percebo...

puffff eheheheh

Mónica disse...

se forem carcaças têm q ser de lisboa :-) sem complexos LOL

Spitfire disse...

Eu cá não percebi nada... mas pelo sim, pelo não aproveito a receita. Deve ser bem bom!

Lúcia disse...

agrada-me. vou aproveitar!

Alcina disse...

Obrigada pedro :)
Tu sabes bem que a minha receita de bacalhau é mto boa, não sabes????mas vamos experimentar esta...ta prometido...
agora...preciso da vossa companhia, claro!...
Pelo sim pelo não,não vou esperar pelo pão de lx...:(, chegava cá todo lx***...
e não me venhas com essas tretas, de que o pão de lx é que é bom!...qual pão de lisboa qual quê!!!!!

PS:

Menina Mónica, tb quer???? ou só vem cá jantar se o pão for mesmo de Lisboa???
Não?????? há...pensei!!!!!
é que, como ainda é (meia) alfacinha, não lhe quero causar nenhuma indigestão

mfc disse...

Já comia...!

Leonor disse...

Anda aqui a esta gaja na dieta e vêm para aqui pôr estas receitas para me desgraçarem...

Mónica disse...

sabes cozinhar???
:-)

Leonor disse...

Cozinha sei, não tenho é paciência para cozinhar...

Mónica disse...

ahh sabes onde é a cozinha e abrir a porta do frigorifico... não tá mal :-)

Anónimo disse...

Loooooooooooooooooool!

Mónica disse...

missão cumprida a alcina apareceu :-)