quinta-feira, dezembro 14, 2006

LC008 - O Pai Natal...

O personagem Pai Natal foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, Arcebispo de Mira, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava um saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois de muitos milagres lhe terem sido atribuídos. A sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha.
O seu actual visual foi obra do cartonista Thomas Nast, na revista Harper´s Weeklys, em 1886 numa edição especial de Natal. É amplamente divulgado pela internet e por outros meios que a Coca-Cola terá sido a responsável pelo atual visual do Pai Natal (roupas vermelhas com detalhes em branco e cinto preto), porém isso é totalmente infundado e trata-se de uma mera coincidência, visto que o Pai Natal já apareceu assim na própria obra de Thomas Nast e em outras propagandas como propagandas da Colgate, RCA Victor, Michelin muito antes de aparecer em campanhas da Coca-Cola.

4 comentários:

Leonor disse...

E que o pôs gordinho?????

Luis_Carvalho disse...

Muito provávelmente a Mãe Natal...

Sofia disse...

Acredito, da forma que as Mães Natal cozinham, depois os Pais Natal ficam gordinhos....

Este simbolo do Natal (Pai Natal) veio subtituir o simbolo do Menino Jesus que trazia as prendinhas. Agora só se ouve falar do Pai Natal....

Mas a fiurinha dele é muito querida.

Sofia disse...

Correcção: Onde está fiurinha é para substituir por figurinha.