terça-feira, outubro 03, 2006

N005: Para que servem os «Livros de Reclamações»?


Obviamente, para reclamar, para formalizar, através da escrita, a nossa insatisfação – quando não mesmo prejuízo – com um produto ou serviço. Grosso modo é isto e não se levantam dúvidas.
Menos clara é a serventia da reclamação que fazemos no «Livro de Reclamações». Recebi hoje “resposta” a uma que fiz no dia X de Setembro de 2006 e até me deu vontade de rir. Foi pra isto que atrasei o regresso a casa, calei a fome mais uns bons minutos e me esmerei num português claro a expor a minha indignação??! Bonito!

A situação que motivou a minha reclamação: num percurso de autocarro entre duas cidades foram introduzidos nove passageiros além da lotação do veículo, que viajaram de pé e sentados nos degraus junto às portas, infringindo normas de segurança e de bem-estar.

Resposta da empresa:
«Recebemos a reclamação de V. Ex.a que mereceu da nossa parte a melhor atenção. [Ah! então foi por isso que o homem que me trouxe o Livro quase me varou com o olhar!...]
De imediato solicitamos [a falta do acento é deles] esclarecimentos ao Departamento de Tráfego, que nos informaram [sic] que tal tinha sido devido a uma avaria com um autocarro, não existindo qualquer outra alternativa. [A sério?! Então e os autocarros da empresa que vi estacionados a meia hora do local? Ou de outra empresa…? Ou os táxis?]
Da nossa parte solicitamos as nossas sinceras desculpas pelo sucedido, pelo que nos despedimos com estima e consideração». [“pelo que”?! Enfim, podia ser pior.]

Ok… Então e agora?! Ficamos assim? Desculpe lá qualquer coisinha e até à próxima?!...
Alguém faz fiscalização a estas empresas? Verifica não só se possuem o Livro, porque é obrigatório, mas as reclamações que tem, o teor e as mediadas tomadas? Só porque respondeu, mesmo que tenha sido uma bojarda destas (há quanto tempo eu não dizia esta palavra!), a empresa cumpriu um requisito?! E quais as consequências da infracção cometida?
Terei que me informar e, quem sabe, reclamar deste sistema de reclamações!!...