terça-feira, outubro 31, 2006

M021 - Concurso #2 - Vocabulário de que idade?

Descobre o significado dos verbos que se encontram no quadro seguinte e distribui-os pelas explicações.
identificar
justificar
transcrever
seleccionar
comparar
completar
resumir
caracterizar
explicar
ordenar
delimitar
a) Procurar as semelhanças e as diferenças:
b) Apresentar as razões que explicam uma afirmação:
c) Copiar as palavras do texto colocando-as entre aspas:
d) Dizer com poucas palavras as ideias mais importantes:
e) Dizer como é:
f) Pôr por ordem:
g) Dizer onde começa e onde acaba:
h) Escrever o que falta:
i) Dizer o que é ou quem é:
j) Indicar as características:
l) Escolher:

"O Segredo das Palavras" de Encarnação Horta e Sofia Romão, Edições Santillana Constância

10 comentários:

mfc disse...

Gosto deste tipo de questões.
É um bom teste e suponho que as acertei todas.

antimater disse...

Agora deu-nos para blogalmanaquear?
Francamente!
Eu depois envio um e-mel com as respostas.
*

Alcina disse...

Por favor!...
É feriado, dia de descanso...
Deixa-nos descansar :)
A minha cabecinha anda tão cansada, espero por um feriado com quem espera o elixir da juventude...
E tu!... minha grande amiga, queres ver-me a matar esta cabecinha que tem tanto em que pensar -:)
Bom feriado

Nucha disse...

É, sem dúvida, um exercício muito útil.
Lembra-se/ensina-se estas noções no início do 3ºCiclo.

Imagino que o Eduardo tenha acertado tudo à primeira. :-)

Lúcia disse...

não querias mais nada! hoje na me apetece, mas acho que acerto tudo.

henry disse...

LOL

a esta hora da matina, com a senhora (técnica de limpeza) a entrar no meu gabinete com os seus trocadilhos Tugueses, fico baralhado do carilho.Ela resolvia de bom grado este concurso.

lol

:-)
vai um café!
:-)

Sofia disse...

Seguindo o raciocínio da Nucha, este teste ensina-se no inicio do 3º ciclo, portanto é um teste para os 11/12 anos, certo?

Spitfire disse...

a) comparar
b) justificar
c) transcrever
d) resumir
e) explicar
f) ordenar
g) delimitar
h) completar
i) identificar
j) caracterizar
l) seleccionar

Acho eu :P

Mónica disse...

importam-se de ler novamente a pergunta?

Anabelacps disse...

Mónica,

Antes de mais, não tenho postado por falta de tempo... pois é... mas estou aqui!

Quanto à tua questão: "vocabulário para que idade?"

Penso que estes verbos vão sendo desde logo (na demarche pelo 1º ciclo) introduzidos progressivamente no léxico comum académico do jovem estudante. Não passam logo à integração no discurso quotidiano, na chamada gramática explícita, por questões sociais, de relação com a língua falada.

Mas existem casos, excepcionais (considero eu) de jovens que utilizam desde cedo estes termos no discurso corrente.

Penso que estamos perante uma questão cultural, o devermos garantir e o ser facto possível um jovem tornar-se num falante excepcional...

A pouco e pouco, o contacto com estes verbos, deixam de significar meras tarefas linguístico-literárias para se tornarem expressão de acções da vida do indivíduo.

Alia jacta est, a sorte está lançada... Que façam com as palavras o que melhor lhes aprouver...