sexta-feira, outubro 20, 2006

L017 - Mecaniquices

Numa ida minha ao Porto, ainda esta semana, quando deparo na famosa A4 com uma fila de trânsito descomunal. Como o meu calhambeque não tem asas(e ainda não me saiu o euromilhões para eu ser uma nova excêntrica e comprar um helicóptero), que remédio tive eu que esperar como todos os outros. Com o avançar da fila encontro 'n' (tenho que me modernizar para combater a fossilização) carros encostados à berma, com os ditos condutores com o seu hiper super mega fashion colete reflector vestido, com o 'capot' do carro aberto e debruçados sobre o motor do veículo com uma expressão pensadora, provavelmente a tentarem compreender o porquê da avaria, além de terem o motor do carro a fumegar, os cérebros dos ditos condutores não demorariam muito a entrarem em curto-circuito, claro que não posso confirmar esta informação porque tive que ir avançando à medida que a fila (ou bicha como dizem na radio) também o fazia.
Posto isto, e para minha desgraça, cheguei à conclusão que temos um país de mecânicos, ou de pessoas que percebem 'bués' de mecânica.
E então eu?? Se me avaria o carroço como faço?? Será que tiveram aulas? Onde foi? Porque não fui avisada dos cursos?
Como fiquei preocupada com isto tomei uma decisão e como não sou egoísta aqui deixo uma dica para a malta que está como eu, que não percebe patavina de mecânica, além de saber colocar água no depósito do limpa-vidros (o que já não é nada mau e no verão dá imenso jeito para poder limpar aqueles mosquitos gordos que mais parecem chiclets que se colam ao vidro da frente e também limpar as necessidades fisiológicas que os pássaros nos deixam no carro).
Meus amigos no caso de avaria do veículo a primeira coisa a fazer é chamar o reboque (mas muito discretamente para que ninguem se aperceba), entretanto vestir o dito colete (que é para toda a gente nos ver), abrir o 'capot' do carro e debruçarmo-nos sobre o motor e com cara pensativa (como se percebessemos 'buérérés' daquilo) a aguardar a chegada do reboque. No caso de alguém parar para ir 'cuscar' o que se passou (o que até nem é habitual no nosso país) e nos perguntar o que se passa, a gente responde:
- Estou a ver aqui um problema na junta da colaça, o que até concertava, mas não tenho aqui comigo a caixa de ferramentas!
E assim a única vergonha que passamos é estar ali de pé feitos parolos, mas por causa do colete....

7 comentários:

Mónica disse...

encher o depósito da água do limpa parabrisas até dá estilo, desculpa lá...é das coisas que mais gozo me dá fazer é por aquilo a funcionar à vontade, tipo fechem os vidros que vem chuva, pq eu sei encher!
e verificar o óleo tb e a pressão dos pneus tb, melhor ainda qdo o empregado da bomba de gasolina se oferece para o fazer dps de me ver às voltas com o manómetro...é manómetro aquilo?

mas olha que isso tb me intriga, como é que esta gente toda sabe de cambotas, panelas, velas, escapes, veios, amortecedores, ahh isso é da parte electrica...pistons é giro e bielas deve ser qq coisa que está à tracção

agora diz-me lá o que é a "junta da colaça" :-)))))

Leonor disse...

Também não sei o que é, mas parece-me um termo para assustar os cuscos. Eles ficam a pensar 'eh lá que esta gaja até percebe umas merdas, deixa-me continuar viagem antes que fique aqui na vergonha ainda por cima por causa de uma mulher...'

Nucha disse...

:-)))

É giro, porque eu, encartada há... não digo quantos anos! :-) também não sei exactamente o que é... MAS, pelo ar sério dos tipos quando se fala em tal, sei que é coiiiisssa séeeeria... e tenho assim a modos que uma ideia de que o motor faz grande chiadeira quando a colaça junta, ou quando a junta pifa, ou quando pifa a colaça da junta... ou o diabo por ela!

(Ó Mónica, tás a ver pq preciso da assistência VIP?...)

Mónica disse...

afinal a "junta da colaça" existe e dá direito a conflitos de resolução judicial, vê aqui:
http://www.dgsi.pt/cajp.nsf/954f0ce6ad9dd8b980256b5f003fa814/5e91ee098bf9ecee802571400056916a?OpenDocument

Leonor disse...

lol
Eu já tinha ouvido falar na dita junta numa ida ao mecânico... E usei a 'junta da colaça' porque achei que é um termo que só os entendidos perceberiam do que se trata...

Leonor disse...

Ah...
Pelo que percebi só eu, tu e a Nucha não fomos aos cursos de mecânica...

Mónica disse...

incultas!